quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Professores analisam provas da Uneb

História

A prova é interdisciplinar, com questões de História e Geografia. Conseqüentemente, devem ser priorizados os temas que associem as Ciências Humanas. Um exemplo seria as civilizações de regadio do Egito e Mesopotâmia, onde os rios Nilo, Tigre e Eufrates foram determinantes para esses povos. Em História do Brasil, o ciclo do açúcar pode gerar associações com a produção atual de etanol.
Há questões interpretativas e outras mais fáceis. No geral, a prova é trabalhosa e tem que ser lida com muita atenção. Muitas questões têm charges e isso torna a prova “mais leve”.
Em 2008, a prova deve manter essa tendência. Idade Antiga e Idade Média representam no máximo 10% da prova. Na História do Brasil, a Era Vargas e o período de Juscelino são temas sempre presentes. A época de redemocratização após o Regime Militar também aparece, destacando-se o momento de implantação do neoliberalismo. Na História Geral, revise a época da guerra fria e os conflitos atuais mais importantes.
Arrisco um palpite sobre América Latina e a emergência de governos de tendência mais esquerdista. Não esqueça da “questão Palestina” que continua sem solução, embora tenha sido abrandada pela diminuição das hostilidades. O fato novo é que os palestinos estão divididos e lutando entre si, disputando o Fatah e o Hamas. Além disso, lembrar que a Rússia está crescendo bastante e oscila entre 1º e 2º lugar na condição de maior produtor de petróleo do mundo.

http://www.atarde.com.br/vestibular/noticia.jsf?id=825876

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Ótimo!
Gostei de cada novo tópico, o que me chamou muita atenção, foi o modo, em quê expõe as questões, quando acomete de colocar um texto, sua linguagem é de um nivel excelente, como sempre... =)
Não que eu possa julgar, mais eu entendi! hihihihi...
Continue assim, e eu sou fã do professor, que tem tanto conhecimento, o quanto sua aparência passiva, simples e sincera, transparece,pois, não é como os erúditos que ficam arrogantes depois de algum tempo, com seus diversos conhecimentos. Devo meus parabens e obrigado, si alguma vez te fiz algum mal ou te desrreipeitei, desculpa.
E obrigado, pela compreenção e que seu amor, pelo ensino, traga sempre, esses bons frutos, pois, voce, esta em um lugar, que ainda não está a seu nível.
Que Deus ilumine sua vida,
beijos.

[Marane]