sábado, 1 de dezembro de 2007


A palavra "aluno" tem origem do latim, onde a corresponde a "ausente ou sem" e luno, que deriva da palavra lumni, significa "luz". Portanto, aluno quer dizer sem luz, sem conhecimento.

O que é então o professor senão um aluno, a chama de uma vela em dia de fortes ventos. Que tolice acharmos que temos todo o conhecimento, se isto é inalcançável. Quem poderá dizer tenho luz própria, como se não dependêssemos uns dos outros para nos manter brilhantes e aquecidos. E como poderemos dizer que tudo sabemos, se com os alunos não aprendemos. Sendo assim as relações do ensino-aprendizagem são vias de "mão dupla", ensinamos e apredemos e muitas vezes temos aprendido muito mais, que ensinado.

Alunos são como filhos de pais sensatos que ama a todos sem distinção, professores são estes pais abnegados que ama de maneira generosa toda prole, mas que dedica maior atenção e cuidado aos mais frágeis, nunca negligenciando carinho e motivação aos mais fortes.

Parece até poesia, muitos podem descrever como utopia, porém os relacionamentos a cada dia se deterioram, mas se nos relacionarmos, como seres gregários que somos, com mais humanidade, extrapolando as relações profissionais, temperando nosso convívio com amor, respeito e honestidade, nos veremos como iguais, companheiros, amigos e não somente professores e alunos.

Estes são meus queridos alunos(filhos) do 2ºdão 2007, com os quais tenho compartilhado a singular tarefa de ser professor e aluno. Obrigado pela rica experiência e dedicada amizade.